MST e reforma agrária em debate no Paulo Freire

por  Lívia Neves

Desde os tempos da colônia, a reforma agrária é tema de debate tanto para aqueles diretamente afetados por ela – trabalhadores rurais e latifundiários -, quanto para estudiosos de toda ordem. Atualmente, uma das figuras mais expressivas nessa discussão é o mexicano Miguel Carter, cientista político e professor da American University. Amanhã, 19, às 14h, o professor chega à UFRRJ para ministrar palestra no auditório Paulo Freire, no ICHS, e divulgar o livro Combatendo a Desigualdade Social – O MST e a reforma agrária no Brasil, uma coletânea de artigos de pesquisadores de diversas nacionalidades.


Grupo de estudos e a preocupação com a reforma agrária

A professora Mônica Martins, coordenadora do Laboratório de Economia e História (LEHI), grupo que está organizando o debate com o professor Miguel Carter, explica que a redistribuição de terras é uma questão problemática na história agrária brasileira, marcada pela desigualdade. Por isso, segundo ela, é preciso permanentemente possibilitar os espaços para a discussão e luta em torno de uma distribuição justa da terra e de um comprometimento dos governos com a transformação dessa “vergonha histórica” que representa o controle dos latifúndios. Ela acrescenta que o debate em torno da reforma agrária deve estar na pauta das universidades como um todo, dada a dimensão política que estas instituições possuem e seu papel de pensar e produzir conhecimento sobre os processos sociais.

Sobre o LEHI, Mônica conta que o laboratório tem linhas de pesquisas ligadas à interdisciplinaridade entre Economia e História, produzindo e divulgando pesquisas com a proposta de pensar também as questões do desenvolvimento sócio-econômico brasileiro em sua perspectiva histórica. Ela fala da importância de pensar historicamente a questão do crescimento, do desenvolvimento e do nosso modelo econômico, uma importante preocupação política e intelectual do grupo. A professora destaca que as pesquisas dos professores João Márcio Pereira e Graciela Garcia têm contribuído tanto para o entendimento histórico do processo de distribuição da terra no Brasil, desde o período colonial, quanto para as políticas internacionais direcionadas a manter este modelo de concentração fundiária que marca nossa sociedade.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages